Publicado em: 09/08/2022 11:29:05
O envio para a PROPESQ deve acontecer até dia 19 de setembro, pela Plataforma Sucupira.
A Diretoria de Pós-Graduação e Coordenadoria de Pós-Graduação da PROPESQ vem por meio desta comunicação informar que houve alteração no calendário de Apresentação de Propostas para Cursos Novos (APCN) CALENDÁRIO CAPES e consequentemente no CALENDÁRIO INTERNO e apontar algumas instruções:
1 - Considerando a PORTARIA Nº 150, DE 4 DE AGOSTO DE 2022 que estabelece o novo prazo para submissão de APCN junto a CAPES ocorrerá até 30/09/2022, conforme portaria, anexo a este e-mail, e ainda considerando a tramitação interna conforme dispõe o Art. 8 da Resolução nº 200/CONSEA/2009 até chegar a PROPESQ e CONSELHOS. Nesse sentido, o envio interno da proposta à PROPESQ deverá ocorrer até o dia 19 de setembro de 2022, para que haja tempo hábil de análise e realização dos possíveis ajustes;
2 - Quanto às instruções, informamos àqueles que desejam propor a APCN deverão se atentarem aos documentos oficiais que balizam a proposta, que é o documento orientador e demais disponíveis no link https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/ na opção APCN onde estão os documentos norteadores: Manual APCN e Tutorial APCN;
No mesmo link https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/ na opção conheça a avaliação terão acesso a páginas das áreas onde é possível escolher a sua área específica de avaliação, ter acesso ao documento orientador APCN e Ficha de Avaliação (é importante conter na proposta itens que serão avaliados pois evidenciará a CAPES que a proposta já se encontra adequada, portanto, um ponto extremamente positivo).
Os 4 documentos citados são leituras obrigatórias e de extrema relevância, assim como a leitura e análise de mais 2 documentos que é o documento de área e o relatório de avaliação, os quais encontram-se no rol de documento acima.
No âmbito geral as propostas devem conter:
1 - Alinhamento da proposta ao planejamento estratégico institucional;
2 – Previsão no Plano de Desenvolvimento institucional (PDI) e no processo de avaliação institucional da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Instituição de Ensino Superior (IES);
3 – Adequação e justificativa da proposta ao desenvolvimento regional ou nacional e sua importância econômico-social
4 - Clareza e consistência da proposta: informações detalhadas sobre os objetivos; a coerência entre a área de concentração, linha de pesquisa/atuação e projetos; e a estrutura curricular, disciplinas e referencial bibliográfico;
5 – Clareza dos critérios adotados para seleção de alunos, quantitativo de vagas, justificativas para o perfil da formação pretendida e perfil do egresso;
6 – Comprovação de que o grupo proponente possui competência e qualificação acadêmica, didática, técnica e/ou científica vinculada ao objetivo da proposta;
7 – Quadro de docentes permanentes que, em número, regime de dedicação ao curso e qualificação, permita assegurar a regularidade e a qualidade das atividades de ensino, pesquisa e orientação;
8 – Indicação de até cinco produções intelectuais (bibliográfica, artística e/ou técnica) de cada docente permanente, criadas nos cinco anos anteriores ao da apresentação da proposta. Cfe. Disposição do Documento Orientador da APCN e a portaria 195 da CAPES;
9 – Infraestrutura de ensino e pesquisa adequada para o desenvolvimento das atividades previstas, no que se refere a instalações físicas, laboratórios e biblioteca;
10 – Infraestrutura e acesso a equipamentos de informática atualizados, à rede mundial de computadores, bases de dados e a fontes de informação multimídia para os docentes e discentes;
11 - Infraestrutura adequada em termos de espaço físico, mobiliário e equipamento para a boa condução das atividades administrativas do curso;
Observações gerais: A proposta deve demonstrar que a IES está comprometida com a implantação e êxito do programa; Criar ambiência de pesquisa com a infraestrutura para docentes, discentes; Oportunidade para interiorização da pós-graduação stricto sensu; Algumas perguntas devem ser respondidas no preenchimento na Plataforma Sucupira: Qual é a proposta do programa? Qual objetivo do curso? Qual a identidade do curso com palavras chaves que identificam o perfil dos projetos de pesquisa.
É importante destacar que a clareza das informações, além de utilizar linguagem simples e de fácil comunicação para a descrição das linhas de pesquisa e da área de concentração.
Segue o roteiro básico da proposta (observar o documento orientador APCN )
TELA - CARACTERIZAÇÃO DA PROPOSTA/
TELA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS
TELA - CARACTERIZAÇÃO DO CURSO
TELA – DISCIPLINAS
TELA - CORPO DOCENTE
TELA – PRODUÇÃO
TELA - PROJETOS DE PESQUISA
TELA - VÍNCULO DE DOCENTES ÀS DISCIPLINAS
TELA - ATIVIDADES DOS DOCENTES
TELA – INFRAESTRUTURA
TELA - INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
TELA – DOCUMENTOS
TELA - FINALIZAÇÃO DA PROPOSTA
TELA - HOMOLOGAÇÃO PRÓ-REITORIA
Portaria nº 195, de 30 de Novembro de 2021 – disciplina o processo de avaliação de Propostas de Cursos Novos – APCN – de Pós-Graduação stricto sensu.
Portaria nº 196, de 30 de Novembro de 2021 – institui o calendário da CAPES para submissão e análise de propostas de cursos novos – APCN/2022
Manual de Preenchimento da Plataforma Sucupira
Portaria nº 150, de 4 de agosto de 2022 - altera a Portaria CAPES nº 61, de 17 de março de 2022
Atendimento ao usuário: Orientações adicionais podem ser obtidas através do e-mail sucupira.apcn@capes.gov.br ou dos telefones: (61) 2022-6482 / 2022-6484.
Fonte: Diretoria de Pós-Graduação